Ache seu blog

Polícia prende homens acusados de invasão de terras







Retirada dos invasores da área de proteção ambiental do Verona 01.


Promotor do meio ambiente e Procurador do meio ambiente,

Fizeram na parte da tarde de hoje à prisão de vários elementos de um grupo de invasores de terra.

Os líderes já foram identificados: Raimundo Nonato Terino, José Venerando do Nascimeto, Ricardo Marcelo Alves de Oliveira, Rogério Silva, Antônio da Costa,  Raimundo Pereira da Silva, Ezequiel Pereira Silva, Ernaldo Silva Sousa. Profissão dos meliantes:  todos presos em flagrante pelos crimes de desmatamento de área preservada, invasão propriedade pública, morte de animais silvestres.

Os mesmo estavam invadindo uma área de proteção permanente do município localizada no Verona em imperatriz. Essa área foi doada pela Brdu empresa dona do Verona para o município e a mesma ficou como área de proteção permanente! lá é a nascente do Riacho capivara o mesmo q corta toda cidade em imperatriz e é um dos principais afluentes do Rio Tocantins.


A Polícia civil, Policia militar, Secretário do meio ambiente, Procurador  do meio ambiente, Promotor de justiça, Promotor do meio ambiente, estiveram juntos nessa ocorrência.

Credenciamento de carroças para a cavalgada começa hoje.







Os credenciamento de veículos de tração animal, que participarão da cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz começa nesta sexta-feira, 29, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, Vila Redenção I. O prazo limite se estenderá até a próxima quinta-feira, 5 de julho.

De acordo com o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, explica que no ato do credenciamento o proprietário da carroça deverá assinar termo de responsabilidade se comprometendo a não ingerir bebida alcoólica; transportar no máximo quatro passageiros; obedecer o percurso estabelecido e orientações das autoridades de trânsito; ser maior de 18 anos e estar com o veículo devidamente adesivado em local legível.

“O veículo de tração animal deverá ser de material compatível com o porte físico do animal e observar os critérios de segurança de saúde, além de serem vedados abusos e maus tratos com os animais”, recomenda. Ele alerta ainda que o proprietário que “abandonar a carroça, durante o percurso e após a cavalgada, estacionar nas calçadas e em frente a garagens, pode ser punido com aplicação de multas”.

O secretário ressalta ainda que além de ser exigência legal, é uma prioridade da gestão municipal garantir todas as condições para uma festa segura e organizada. "O animal utilizado deverá estar em boas condições, limpo e alimentado para um bom desempenho na cavalgada, bem como será proibida utilização de animal cego, ferido, enfermo, mutilado e fêmeas em estado de gestação ou amamentando”.



O coordenador de Transportes, Alcione Bueno, observa que “a carroça é um veículo de tração animal e que deverá obedecer todos os itens do Código de Trânsito Brasileiro – CTB”. “Nós aconselhamos que não sejam transportados menores consumindo bebidas alcoólicas, evitando irregularidades, bem como às normas que foram estabelecidas pelo termo de responsabilidade assumido pelos proprietários", finalizou.

Morre o primeiro apresentador do programa BANDEIRA 02



Morreu na tarde desta quarta-feira (27), o jornalista Jânio Arley. Ele ficou famoso na década de 90 e início dos anos 2000 ao apresentar o programa policial Bandeira 2 na Tv Difusora, afiliada do SBT.
Janio Arley teve duas paradas cardíacas e foi levado ao Socorrinho do Cohatrac, porém não sobreviveu mesmo com as manobras de ressuscitação.
O ex-apresentador do Bandeira 2 chegou a morar em Brasília por um ano, mas atualmente morava na região do Cohatrac

Câmara aprova Lei dos Resíduos Sólidos mas rejeita taxa do lixo



Após longa discussão, o Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (27), por 13 votos a favor e 7 contra – com uma ausência – , a Lei de Resíduos Sólidos, base do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, mas rejeitou através de emenda modificativa o trecho que tratava da criação de taxa sobre o recolhimento do lixo em Imperatriz.
O texto original foi aprovado com três emendas. A primeira modificando o artigo 59, que previa a cobrança dos serviços de coleta, transporte e a destinação final de resíduos de residências e empresas. Com a nova redação, o Município terá que assegurar recursos no Orçamento para bancar esses serviços.
A segunda emenda aprovada pelos vereadores suprimiu o parágrafo único do artigo 59, que tratava da forma de cobrança e dos critérios para instituição da taxa do lixo.
Uma terceira emenda modificou o artigo 86 com a seguinte redação: “Os preços públicos previstos nesta norma serão fixados em lei, bem como qualquer imposto de qualquer natureza referente a esta lei será aprovado pelo Poder Legislativo Municipal”.
Na prática, os vereadores criaram mecanismos na lei para garantir a participação da Câmara Municipal em qualquer debate ou iniciativa do Executivo Municipal que trate acerca da criação e cobrança de taxa pelo recolhimento do lixo.
O texto segue agora para sanção do prefeito Assis Ramos.

Garantia

Com a aprovação da lei, o Município cumpre etapa obrigatória estabelecida na lei 12.305, de 2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).  Esta estabelece em seu artigo 8º um rol de instrumentos necessários para o alcance dos objetivos da política, sendo que os planos de resíduos sólidos são um dos principais e mais importantes instrumentos.
Segundo a lei, os municípios devem criar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que é o planejamento que um município faz para um cenário de 20 anos com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar. Este plano constitui uma condição fundamental para que os municípios continuem tendo acesso à recursos da União destinados ao setor de resíduos sólidos deste município.
A Prefeitura de Imperatriz espera receber recursos na ordem de R$ 21 milhões do Ministério do Meio Ambiente, cuja destinação seria a construção do aterro sanitário do Município e a desativação do lixão municipal. Sem o Plano Municipal dos Resíduos Sólidos, os municípios estão impedidos de receber recursos federais destinados às suas políticas de recolhimento, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos produzidos por residências e empresas.

Legenda: Vereadores disseram ‘não’ à criação da taxa do lixo; lei vai para sanção do prefeito Assis Ramos

Polícia fecha desmanche de veículos no setor da JK



DATA: 26/06/2018 HORA: 19:00 HORAS.
LOCAL: RUA MARLY SARNEY, N 43, CENTRO,
IMPERATRIZ.
ACUSADO:
- DAYGON CHRISTIAN MONTEIRO FERRO (29
ANOS)
OBJETOS APREENDIDO:
- DOCUMENTOS PESSOAIS
- 02 CARTÕES MAGNÉTICOS
- 01 PORTA CÉDULA
- 01 JETSKY
- 01 CABINE HILUX
- VÁRIOS CHASSIS
- 01 QUADRÍCULO VERMELHO
- VARIAS PEÇAS DE CARROS DIFERENTES
- 01 CAIXA DE FERRAMENTAS
- 08 CHAVES DE VEÍCULOS DISTINTOS
- 01 MOTO 230 CC






Após informações denunciando
um possível desmanche de veículos no
endereço citado, o Serviço de Inteligência do
3° Batalhão começou a monitorar o local,
realizando o levantamento de informações.
Na noite de hoje (26/06), o GSA fez uma
incursão no local da denúncia, constatando a
veracidade das informações passadas e
colhidas a respeito do desmanche de veículo,
vários pedaços de carros, e motos, foram
encontrados no local. O conduzido estava no
interior do desmanche e alega não saber o
que funcionava ali, mas não apresenta
nenhum tipo de informação que ampare sua
presença no local.
A guarnição fez a apreensão de todo
material juntamente com o suspeito, e
deslocou até na Delegacia de Polícia Civil para
fazer sua apresentação, sem lesões corporais,
para a tomada das devidas providências.

Não há consenso na Câmara Municipal sobre taxa do lixo





Texto: Carlos Gaby/Assimp

Foto: Divulgação/Assimp



A chamada Lei dos Resíduos Sólidos, base do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, é alvo de intensos debates na Câmara Municipal de Imperatriz. O projeto de lei complementar, de iniciativa do Poder Executivo Municipal, foi protocolado na Secretaria Legislativa da Casa no dia 24 de maio, recebeu parecer favorável de constitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e agora tramita na Comissão de Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e Meio Ambiente, que discute o mérito da matéria. 

A principal polêmica em torno do projeto é o artigo 85, que prevê a cobrança de taxa para recolhimento do lixo doméstico, indistintamente, de pequenos e grandes geradores de resíduos sólidos.

Não há consenso sobre o tema. Parado na Comissão de Meio Ambiente, tem apenas dois votos a favor: do presidente da comissão, Alberto Sousa, e do segundo secretário, Antonio Pimentel. Para ser aprovado na comissão, deve ter no mínimo três votos favoráveis, maioria dos cinco membros titulares – o primeiro e o segundo vices-presidentes, José Arimateia Ditola e Bebé Taxista, e o primeiro secretário, Carlos Hermes, são contra a cobrança da taxa.

A Prefeitura tem urgência em aprovar a lei, pois espera receber recursos na ordem de R$ 21 milhões do Ministério do Meio Ambiente, cuja destinação seria a construção do aterro sanitário do Município e a desativação do lixão. Sem o Plano Municipal dos Resíduos Sólidos, os municípios estão impedidos de receber recursos federais destinados às suas políticas de recolhimento, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos produzidos por residências e empresas. A Prefeitura diz que tem até o final de agosto para aprovar a lei, caso contrário pode perder o recurso.

Na tarde de segunda-feira (25), a secretária de Meio Ambiente do Município, Rosa Arruda, esteve reunida com um grupo de vereadores para explicar o projeto e pedir urgência na tramitação.   

O artigo 85 do projeto de lei não estabelece o valor da taxa do lixo nem a forma como seria recolhida - normas que serão disciplinadas por lei específica, segundo a redação original do artigo.

É unanimidade entre os vereadores a posição de que a taxa não pode ser aplicada a todos os moradores e de que deve ter anuência da Câmara Municipal para ter validade.

Na tarde desta terça-feira (26), o presidente da Casa, José Carlos Soares, comandou uma reunião para definir uma posição de consenso entre as lideranças e poder votar o projeto na sessão desta quarta (27).



Entenda

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010) estabelece em seu art. 8º um rol de instrumentos necessários para o alcance dos objetivos da política, sendo que os planos de resíduos sólidos são um dos principais e mais importantes instrumentos.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS é na verdade o planejamento que um município faz para um cenário de 20 anos com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar. Este plano constitui uma condição fundamental para que os municípios continuem tendo acesso à recursos da União destinados ao setor de resíduos sólidos deste município.

São João de todos em Imperatriz lota avenida beira rio




A grande festa do São João de todos em Imperatriz começou a todo vapor, no domingo mais de duas mil famílias saíram de suas casas para prestigiar as quadrilhas dançando o tradicional arraial.

Além dos artista da dança o evento proporciona também os artistas da música nacional e regional, comida típicas é segurança.  A grande festa continua e terá encerramento no próximo sábado.

Os dias foram estendidos a uma semana para que todos tenham a oportunidade de participar deste grande evento desenvolvido em Imperatriz pelo governo do estado que tem tipo a preocupação de valorizar as datas junto a região Tocantins.


Em Imperatriz: Acusada de matar o marido é presa pela polícia.


A mulher identificada como Francisca da Silva Carvalho foi presa por policiais da Delegacia de Homicídios de Imperatriz em cumprimento a mandado de Prisão temporária decretado pela Justiça. Ela é suspeita de participar do assassinato de seu próprio companheiro Renato Dos Santos Menezes, o “Nani”, de 36 anos. Ele era ex-presidiário e estava usando tornozeleira eletrônica.
O crime ocorreu por volta das 5h da manhã da última terça-feira (19), no quintal da residência do casal, no bairro Nova Imperatriz. A ação criminosa, conforme delineou-se no decorrer das investigações, foi executada por José Humberto De Sousa Costa, que travou luta corporal com a vítima e a estrangulou, fazendo uso de instrumento de ação contundente.
José Humberto, que está foragido desde o dia do crime, seria amante de Francisca, também existindo em desfavor dele medida cautelar em aberto.
Francisca Carvalho foi conduzida para a sede da Delegacia de Homicídios de Imperatriz/MA, onde foi lavrado o cumprimento da ordem de prisão. Em seguida, a presa foi levada para a Unidade Prisional de Davinópolis/MA, onde está à disposição da justiça.
José Humberto é considerado foragido.



Fonte: asmoimp

OPERAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE BURITICUPU RESULTA NA APREENSÃO DE 60 QUILOS DE MACONHA PRENSADA




No fim da tarde desta quinta-feira (21) por volta das 17h00, a guarnição da Força Tática do 30° BPM, após levantamentos e incursões no bairro Terra Bela, deflagrou uma operação de combate ao tráfico de drogas em Buriticupu - MA, que resultou na apreensão de sessenta (60) tabletes de maconha prensada, prontos para comercialização. Foram presas duas pessoas, sendo um homem identificado como VALDEMIR DE SOUSA COSTA e uma mulher de nome FRANCINETE DE SOUSA COSTA. Além destes foi apreendido um adolescente identificado pelas iniciais W. C. F. (17 anos). De acordo com as informações coletadas, a droga seria destinada ao comércio ilegal, onde cada tablet custaria em torno de duzentos e cinquenta reais (R$ 250,00) somando uma quantia total de aproximadamente quinze mil reais (R$ 15.000,00). Além da maconha encontrada, foram apreendidos sacos plásticos utilizados para envelopamento das substâncias, cinco (05) aparelhos celulares smartphones, um (01) tablet, um (01) notebook e varios documentos pessoais. Um dos conduzidos é considerado suspeito de varias práticas de assalto na região. Indagado sobre a ação eficiente, o Ten Cel Nelson, comandante do 30° BPM de Buriticupu, afirmou que “a Polícia Militar vem trabalhando fortemente no combate ao crime organizado, focando principalmente nas práticas de tráfico de drogas e comercialização de entorpecentes”. Ainda de acordo com o oficial, “tirar toda essa quantidade de droga das ruas é fundamental para a redução de outros delitos correlacionados e influi diretamente na melhoria da segurança pública, assim sendo, iremos continuar com essas operações em toda a área”, finalizou.


CPI - Cel Zozimo
CPA I/3 - Cel Brito
30° BPM - TC Nelson Pereira

Venda de ingressos para o festival Imperial Sunset começa nesta segunda-feira



O primeiro lote terá valor promocional.

A venda de ingressos para a 1ª edição do festival Imperial Sunset começa na próxima segunda-feira (25). O primeiro lote terá valor promocional de Prime R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia). Gold Open Bar R$ 120 (inteira), R$ 85 (meia), e estarão disponíveis nos seguintes postos de venda: Quiosque Imperial, Inovare, Tok Bolsas e Banca da Valda.

O evento será realizado no dia 18 de agosto, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, terá o cantor Bell Marques como atração principal. Além de Bell, o Sunset contará atrações como: Wallas Arrais, Saia Rodada, DJ Liva, Juarez Falcão, e os cantores regionais Thiago & Luan, Wellington Tigrão, Adriano Bahia, e Tadin de Nois.

O Imperial Sunset vai começar a parir das 16h, e terá mais de 10 horas de duração. A realização é da Imperial Promoções.

Vereadora Fátima Avelino se licencia por 120 dias


Na ultima quarta (13), Fátima Avelino (MDB) entrou com pedido de licença que foi votado na mesma sessão pelos vereadores e aprovado por unanimidade. A edil se licencia para resolver alguns problemas pessoais e cuidar também de sua Campanha de deputada estadual pelo MDB.
Para ela o que mais ficou evidente esse período em que esteve no mandato e tem sido visto por toda a cidade, é a presença de uma Câmara Municipal com vereadores compromissados com o município, lutando pelos interesses do povo. “Voltei e encontrei uma casa atuante, aguerrida, totalmente reformada, mudada em todos os aspectos. Estou impressionada com o cuidado que o presidente tem nas mínimas coisas tanto relacionadas às leis como na parte física. Hoje a Câmara de Imperatriz é a melhor do Maranhão, talvez a melhor do Nordeste”, declarou.
Fátima voltou a pouco tempo, pois estava licenciada para assumir o cargo de secretária de desenvolvimento social, voltou por uma questão regimental da Câmara e agora se afasta novamente para cuidar da campanha de deputada estadual.
O presidente da Casa José Carlos Soares (PV) lhe desejou boa sorte e disse que só tem amigos, pois ele só se é amigo uma vez, e se considera um grande amigo da vereadora. “A amizade sincera é um santo remédio, um abrigo seguro, é natural da amizade ser única. Vereadora a senhora passou 1 ano e 4 meses fora dessa casa e nossa amizade não diminuiu em nada. Nunca lhe pedi nada, nem lhe criei problemas ou fiz exigências, porque sou seu amigo e não “amigo” de interesses como muitos. Já fiquei duas vezes sem mandato e sei como é difícil passar por isso, mas a generosidade será sempre de quem vence. Espero que a sua vitoria se concretize e que a generosidade seja uma marca do seu mandato”, disse.
Avelino anunciou que se for eleita, a casa terá uma cadeira cativa em seu gabinete, pois sabe o papel do vereador e o quanto é difícil realizar os propósitos e os desejos de seus bairros. “Saberei respeitar a todos e espero que os vereadores Rildo (SDD) e Aurélio (PT) também sejam vitoriosos nos seus projetos políticos, pois também são candidatos, e que mais companheiros me apoiem”. Agradeceu à sua família que sempre lhe dá apoio e ao convite do prefeito de Imperatriz, pela confiança de lhe lançar como sua pré-candidata a deputada estadual. Agradeceu também ao seu partido e a todas as pessoas que fazem parte desse projeto.
“As portas estão abertas, o projeto não é meu, nem do prefeito, mas da cidade. Agradeço a todos e termino dizendo que tudo posso naquele que me fortalece”, finalizou.

Com a Morte de metalúrgico na Vila Macedo sobem para 10 o número de homicídios no mês de junho




Metalúrgico é assassinado a tiros na Avenida Silvino Santis região Vila Macedo


Foi identificado na tarde desta terça feira, o homem que tinha sido assassinado a tiros na madrugada de segunda feira na Avenida Silvino Santis, divisa no Parque Tocantins com bairro Vila Macedo, região do grande Santa Rita, o crime aconteceu por volta de 1:00 hora.


Informações que chegaram a policia de moradores próximo ao local onde aconteceu o homicídio, e que após os tiros, ouviram barulho de um veiculo saindo do local do crime, a vitima foi identificado por Luiz Fernando Menezes Nunes, 26 anos, o mesmo era metalógico e tinha chegado recente de São Luis, para trabalhar na empresa Gaspar Locações.


Ele estava morando no Bairro Vila Macedo, em São Luis ele residia na Rua do Campo Novo, Bairro Coqueiro, região da Estiva, familiares vieram buscar o corpo, a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa, composta pelos Delegados Praxisteles Martins e Gustavo Tavares, já iniciaram as investigações na tentativa de chegar ao assassinos. Agora no mês de junho já somam dez assassinatos. 

     Fonte: Noticia Da Foto

Suspeito de ser traficante é encontrado morto ...

Renato dos Santos Meneses, 36 anos, mas con
9hecido por Nani, com varias passagens por furto, roubo, trafico, estava usando tornozeleira eletrônica, foi encontrado morto as 7:00 hrs desta terça feira(19) na Rua Caoriolano Milhomem, Bairro Nova Imperatriz, região do buraco fundo, em cima do corpo foi encontrado uma cadeira.
O mesmo teria sido morto por asfixia, foram encontrado hematomas no pescoço. A mulher informou a policia que não ouviu nenhum movimentação. 
O delegado titular da DHPP, Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa, delegado Praxisteles Martins, acompanhados de investigadores foram até a residência. 

Secretário de Saúde do estado garante reabertura de 20 UTI´s em Imperatriz,em audiência pública realizada na Câmara de vereadores





O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, garantiu a reabertura de 20 leitos de UTI´s em Imperatriz já a partir da próxima semana. A garantia foi dada durante participação dele na audiência pública realizada pela Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (14) para debater com autoridades da Saúde, do Judiciário, do Ministério Público e Defensoria Pública do Estado a falta de UTI´s diante da grande demanda na maior cidade do interior do Maranhão, pólo de atendimento de uma região de mais de 1 milhão de habitantes.
O secretário disse que o fechamento das 20 UTI´s, que funcionavam no hospital da Unimed, deu-se em razão de disputa judicial envolvendo duas empresas participantes de duas licitações realizadas pelo Estado.
Carlos Lula informou que a terceira licitação já foi homolagada e caso não haja recursos contestando o processo, as UTI´s serão reabertas a partir da próxima semana. Lembrou que Imperatriz passará a contar com 41 UTI´s, contando os leitos mantidos pelo Município (Socorrão e hospitais privados conveniados).  
O secretário participou da audiência a convite da presidência da Casa. Fez uma explanação sobre os investimentos do Governo do Estado na área da Saúde em Imperatriz e respondeu a questionamentos dos vereadores.
Lula destacou os investimentos no Hospital Macro Regional, ampliação do Hospital Materno Infantil, Casa da Gestante, serviço de oncologia infantil, UPA do São José, entre outros. “Na região sul do estado, só para Imperatriz o governo do estado repassa R$ 15 milhões por mês para custeio da saúde. A região sul do estado é a que tem mais recebido investimentos na área da saúde, são cerca de R$ 20 milhões mensais”, afirmou.

Judicialização

Na abertura da audiência, o juiz da Vara da Fazenda Pública, Joaquim da Silva Filho, fez um apelo ao Estado e Município para que agilizem a normalização das internações e procedimentos de urgência e criticou o que chamou de “judicialização da saúde”.
Reconheceu que, para um juiz, é difícil julgar pedidos de internação em UTI´s e o acesso a atendimentos e serviços especializados. “Juiz não tem como fazer uma avaliação de risco. É um ato privativo do médico. Temos que devolver aos médicos a responsabilidade para cuidar das questões da saúde”, afirmou.
Segundo o juiz, a demanda por atendimento em UTI´s cresce assustadoramente e resta à Justiça filtrar os casos em que é acionada. Alertou que a “judicialização pode implodir a saúde pública no Brasil em cinco anos”.  “Não podemos transformar a saúde pública em planos de saúde”, frisou.
“Hoje, todo mundo [da Saúde] trabalha com medo. Todo mundo da regulação com medo de ser preso”, denunciou, referindo-se à obrigatoriedade e urgência no cumprimento das decisões judiciais. “Temos que respeitar os profissionais da Saúde. Temos que denunciar essa tragédia, essa desmoralização dos serviços [públicos] de saúde”.
O juiz também reconheceu que decisões às vezes favorecem pessoas de poder aquisitivo alto em detrimento de pacientes pobres. “Pessoas que têm condições [financeiras] de fazer tratamento fora acabam usando a vaga de quem também precisa e não pode pagar”.  
Para o juiz, os hospitais privados que atendem mediante decisão judicial acabam sendo também prejudicados porque demoram a receber dos entes públicos pelos atendimentos.
Joaquim da Silva Filho, no entanto, reconheceu a “boa vontade” do Estado e do Município em resolver o problema da falta de UTI´s em Imperatriz.
O promotor de justiça da Saúde de Imperatriz, Newton de Barros Bello Neto, disse que o Ministério Público tem acompanhado o problema do fechamento das 20 UTI´s conveniadas pelo Estado, tendo inclusive recorrido ao STJ para o retorno do funcionamento após reformas de sentenças em segunda instância [Tribunal de Justiça do Maranhão].
O promotor afirmou que o MP vai acompanhar a reabertura das UTI´s prometida pelo secretário Carlos Lula e disse que não aceita redução desses leitos.
O defensor público estadual da Saúde, Juliano Sousa, disse que a Defensoria vem acompanhando há dois anos os casos de pedidos de internação em UTI. “Só na Defensoria pública, em 2017, recebemos 110 pedidos de familiares, podemos disse assim, e até a metade deste ano mais 43 pedidos de famílias solicitando a atuação jurídica da Defensoria para obtenção de leitos de UTI”, revelou.
O defensor cobrou do secretário Carlos Lula a regularidade no fornecimento de medicamentos de uso continuado para pacientes com doenças graves, a continuidade do convênio com a Central de Hemodinâmica de Imperatriz e o atendimento a bebês com cardiopatia congênita.


Câmara Municipal suspende decreto que criou Zona Azul


Por unanimidade dos presentes (19 a favor e duas ausências), o Plenário da Câmara Municipal tornou sem efeito o decreto editado pelo prefeito Assis Ramos que criou o estacionamento rotativo pago, a chamada Zona Azul, em vias e logradouros públicos de Imperatriz. Alvo de polêmica e protestos da população, o decreto 17, de 8 de maio, estabeleceu extensa área em todo o centro da cidade para cobrança do estacionamento.
A Mesa Diretora colocou em pauta Decreto Legislativo de autoria do vereador Carlos Hermes (PCdoB) - subscrito por mais onze vereadores –, que sustava o teor do decreto, para apreciação do Plenário. Houve extenso debate entre governistas e oposição, mas a matéria passou com facilidade e foi encaminhada imediatamente à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para emissão de parecer.
O líder da bancada governista, Hamilton Miranda, e o vice-líder, Chiquin da Diferro, protestaram sob o argumento de que a matéria não requeria urgência na votação. Vencidos, os dois tentaram nova saída – Chiquin da Diferro, presidente da CCJ, indicou o colega relator da matéria na comissão.
Em seguida, o presidente José Carlos Soares, que por duas vezes suspendeu a sessão para negociação das bancadas, colocou em votação a quebra de interstício (prazo regimental entre e uma e outra votação de determinada matéria) a pedido do vereador João Silva (PRB), medida também aprovada por maioria absoluta do Plenário.
A manobra obrigou o relator Hamilton Miranda a apresentar seu relatório.
Nova surpresa: antes contrário, Hamilton Miranda deu parecer favorável de constitucionalidade ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) de Carlos Hermes, sendo seguido pelos outros membros da CCJ.
Bastava o voto da maioria simples na votação em plenário – os oposicionistas já tinham doze votos –, porém o decreto passou por unanimidade dos presentes à sessão. Ausentes apenas Alberto Sousa (PDT) e Rildo Amaral (Solidariedade) dos 21 vereadores.

Debates

Em sua justificativa para tornar seu efeito o decreto do prefeito, o vereador argumentou com base na Lei Orgânica do Município e na Constituição Federal que cabe à Câmara Municipal, após apreciação do Plenário, autorizar previamente o Executivo Municipal a fixar cobrança de tarifas ou impostos e também de que o Legislativo Municipal tem a competência para legislar sobre trânsito.
O vereador disse que o objetivo não é extinguir a Zona Azul, mas restringir os seus limites, assim como garantir a isenção de comerciantes e comerciários do centro comercial da cidade da cobrança de estacionamento.
“Apesar de sabermos que existe uma lei aprovada por esta Casa dando poderes ao Executivo de legislar sobre o trânsito, devemos coibir os excessos a extrapolação da lei, além claro de resguardar os interesses e direitos da sociedade”, reforçou. A lei foi aprovada em dezembro de 2017 e sancionada pelo prefeito Assis Ramos em janeiro deste ano.
O vereador Fábio Hernandez (PSC) disse que a população não foi consultada sobre a medida do prefeito, que há forte rejeição popular ao decreto e que este criaria mais um tributo, além “de se criar mais um serviço terceirizado, cuja arrecadação maior não iria para os cofres do Município”. Ele sugeriu que a Câmara vote matéria que modifique artigos do projeto que dêem poder unilateral ao prefeito para decidir sobre questões de trânsito.
Em seu relatório, Hamilton Miranda sustentou que a Câmara Municipal não é contra a organização do trânsito, “mas quer uma lei dentro da realidade” que seja debatida com os vereadores.
Ricardo Seidel (Rede) sustentou que as classes empresariais são contra a criação da Zona Azul como estabelecido no decreto e que o Município está sendo onerado em gastos com publicidade antes mesmo da colocação em prática da medida, que prevê licitação para exploração do serviço por empresa terceirizada.
O presidente José Carlos Soares frisou que a Câmara Municipal “nunca se furtou ao debate” com o prefeito Assis Ramos. “Ao contrário, ele que nunca quis esse debate”

Governo ampliará Mais Asfalto e programas de saúde em Pinheiro



 governador Flávio Dino recebeu na noite de segunda-feira (11), no Palácio dos Leões, o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, e o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, acompanhado de uma comitiva com lideranças políticas. O encontro teve o intuito de intensificar as parcerias já realizadas entre o Governo do Maranhão e a prefeitura de Pinheiro. Na reunião, foi anunciada a extensão do Programa Mais Asfalto, além da ampliação da rede estadual de saúde em Pinheiro.

A intensificação das parcerias do Governo do Estado com a cidade de Pinheiro é essencial para manter o desenvolvimento na região da Baixada. “Sabemos da importância da cidade, temos reconhecido isso historicamente, mediante ao apoio à cultura, à infraestrutura, à saúde. E hoje acertamos a expansão do programa Mais Asfalto para os bairros de Pinheiro que nunca receberam asfalto e a ampliação dos programas na rede de saúde estadual e municipal”, comentou o governador.

Para o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, o encontro vem a consolidar a parceria entre a gestão municipal e a estadual. “Nós já temos muitos programas em andamento, e agora o governador reforça essa parceria e anuncia mais uma etapa de extensão do Mais Asfalto e na saúde. Unimos forças em prol do nosso município, o que é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, relata. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, participou da pactuação das parcerias entre município e o estado.  “Tratamos de programas importantes para a cidade de Pinheiro, e ficou acertado que vai haver mais investimentos na infraestrutura e na saúde, além dos outros programas que estão sendo executados na cidade. Essas parcerias são importantes para melhorar e garantir o maior benefício ao cidadão, o principal interessado”, analisa.

Também estiveram presentes na reunião para debater soluções para o município de Pinheiro e região da Baixada o superintendente de Articulação da Baixada, Penaldon Jorge, os deputados federal Weverton Rocha e André Fufuca, o secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Ednaldo Neves, e o secretário-chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago.

Entenda o dia dos namorados ( Dia de São Valentim)

Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro"

Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.

No Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de JunhoDia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro. João Doria[10] trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes paulistas, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor".[11] A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.

14º BPM PRENDE DUPLA DE ASSALTANTES, CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E CONDUZ MULHER POR RECEPTAÇÃO




Na noite deste domingo (10) em patrulhamento pelo bairro Parque Alvorada II, a guarnição de serviço avistou dois elementos trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita. Os policiais deram voz de parada onde realizaram a abordagem e busca pessoal. Após levantamentos  realizados pelo GSA do Serviço De Inteligência do 14º BPM foi constatado que havia um mandado de prisão em desfavor de ALISON ALVES DE ARAÚJO. O outro suspeito identificado como VALDEAN ARAÚJO OLIVEIRA possuía tornozeleira eletrônica, porém a mesma estava violada, impedindo o funcionamento. Posteriormente outra guarnição que foi prestar apoio, identificou os mesmos como sendo autores de assaltos acontecidos horas antes, sendo os dois suspeitos inclusive, tendo sido reconhecidos por uma das vítimas que estavam recebendo apoio de um Sargento de folga. Os indivíduos confessaram autoria dos crimes e informaram o local onde repassaram os celulares roubados, de modo que os policiais deslocaram até o endereço onde encontraram uma mulher identificada como JESSICA VELOSO DE SOUSA, que afirmou ser esposa do homem que havia receptado os smartphones. Os dois acusados foram encaminhados à delegacia de plantão para que fossem realizados os procedimentos legais, juntamente com a mulher que estava com os objetos do roubo. Os três smartphones foram recuperados e apresentados na delegacia.


14º BPM IMPERATRIZ-MA
CMD: TEN. CEL. BRITO JR.

P5/ASSCOM

Começando a semana ajudando o próximo.

Na manhã desta segunda feira (11) os servidores da SETRAN se reuniram procuraram nosso blog, para realizar gestos solidarios...

Os profissionais adquiriram cestas básicas que cada um contribuiu e nos procurou para que famílias no setor do bacuri fossem agraciadas...

Bela iniciativa, segundo os profissionais se puseram a disposição para outras causas filantrópicas.